LabJaca LabJaca

Integrantes de Quem somos

Teresa Borges

Teresa Borges é Senior Program Manager do Columbia Global Centers no Brasil, um dos 10 escritórios da Columbia University espalhados pelo mundo.
Parte do seu trabalho é criar conexões entre o Brasil e a universidade em NY, sejam via parcerias acadêmicas, institucionais ou programática. Seu foco é desenvolver uma agenda programática pautada pelos direitos humanos.

Gilberto Vieira

Gilberto Vieira é co-fundador do data_labe, uma organização que levanta e divulga dados de forma cidadã e participativa sobre favelas e periferias brasileiras. É também pesquisador associado do Jararaca, um grupo de pesquisa em tecnopolíticas urbanas. Gilberto é gestor e produtor de ações e organizações coletivas desde 2008 . É mestre em Cultura e Territorialidades (UFF), doutorando em Gestão Urbana (PUCPR) e pesquisa a centralidade das periferias urbanas na era da colonialidade dos dados.

Adriana Erthal Abdenur

Doutora em sociologia do desenvolvimento pela Universidade Princeton (2006). Graduação em Estudos Asiáticos (concentração: China e Relações Internacionais) pela Universidade Harvard (1997), com intercâmbio na Universidade de Beijing, R.P. da China. Foi professora de Relações Internacionais na New School for Social Research, na Universidade Columbia e no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences-Po Paris). Desde 2019, integra o Comitê de Políticas de Desenvolvimento da ONU e é pesquisadora colaboradora da Escola de Guerra Naval. É co-Fundadora e foi a primeira Diretora Executiva (2020-2023) do instituto de pesquisa aplicada Plataforma CIPÓ, com sede no Rio de Janeiro. Autora e co-autora de dezenas de artigos acadêmicos e editora de livros sobre Relações Internacionais, com ênfase em Governança Global e Cooperação Internacional.

Fabbi Silva

Fabbi Silva, Mulher preta favelada. Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cursando Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED (UERJ), Idealizadora e Coordenadora Pedagógica da Associação Apadrinhe um Sorriso. Coordenadora de Mobilização da Associação Casa Fluminense. Presidenta do Conselho de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro

Marcelle Decothé

Marcelle Decothé, mulher negra e periférica. Diretora da Iniciativa Pipa, mestre em políticas públicas em direitos humanos (PPDDH/UFRJ), bacharel em defesa e gestão estratégica internacional. É ativista de favelas e periferias, co-fundadora do Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro, do Movimento Favelas na Luta e ajudou a construir o Instituto Marielle Franco. Pesquisa raça, violência e gênero.

Cássio Aoqui

Cofundador da ponteAponte e do coletivo Labô, ambos no campo da mudança social, e sócio da startup de viagens Que Mais Tem Lá. Doutorando em Mudança Social e Participação Política (EACH-USP), mestre e graduado em Administração (FEA-USP) e professor de Gestão Estratégica em Sustentabilidade na FIA (Fundação Instituto de Administração). Tem como focos de pesquisa temas relacionados ao campo da mudança social e da sociedade civil – entre os quais filantropia decolonial, investimento social e movimentos sociais periféricos. É conselheiro voluntário de organizações como Aporé, Potências Periféricas e LabJaca. Foi jornalista da Folha de S.Paulo por 11 anos. É membro do grupo de Empreendedores Cívicos da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), fellow da 92 Y/Ford Fellowship e do Gaimusho (Ministério de Relações Exteriores do Japão), além de membro da ISTR (International Society for Third Sector Research). Criador do canal Spray de Pimenta, com reflexões críticas sobre o campo da mudança social, e SabIAr, sobre inteligência artificial.

Guiné Silva

Wagner Silva (Guiné) é cientista social formado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), com especialização em Gestão de Projetos no Território pelo Centro Universitário Senac. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Projetos pela ESALQ/USP. Possui experiência na gestão e realização de programas e projetos sociais em periferias urbanas. Fruto da periferia e da escola pública, atualmente, coordena a área de fomento e apoio a agentes e causa,s na Fundação Tide Setubal.

Eloah Mota

Eloah Mota é gestora de projetos com foco em desenvolvimento social, captação de recursos e políticas públicas. No Lab Jaca atua na Mobilização como Assistente de Produção. Graduanda em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense de Niterói, onde pesquisa mobilização de redes e comunidades, participação popular e gestão pública para a Cultura. Atua com produção executiva, cultura urbana, artes visuais e direitos humanos.

Andy Pereira

Membro da equipe de comunicação, discente em Biblioteconomia na UNIRIO com formação em Design Gráfico pelo Senac e pela Co.Liga Brasil, demonstrando uma paixão notável por tecnologia, ilustração e literatura. Ampla experiência nas áreas de Social Media e projetos 3D. Com formação adicional em Direção de Arte pelo Instituto Criar de Tv, Cinema e Novas Mídias, onde participou ativamente da produção de projetos audiovisuais, tanto nacionais quanto internacionais, colaborando com organizações de prestígio como: ONU, UNICEF, Globo, Pinacoteca de São Paulo, Red Bull, Motorola, entre outras.

Roberta Assis

Roberta Assis, Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá – (UNESA). Analista de Relações Institucionais do Lab Jaca. Articuladora Política de movimentos em prol da Justiça Racial, atuando no jurídico da Coalizão Negra por Direitos e também junto ao Movimento Nacional Mulheres Negras Decidem. Desenvolvimento de ferramentas que auxiliam ao combate do encarceramento em massa da população negra e direitos humanos, em defesa à equidade racial e gênero.
Tipos de dados