Insegurança energética
- Financiador: Rio On Watch
- Local de aplicação: Favela do Jacarezinho
- Público-alvo: Moradores do Jacarezinho
- Tamanho da amostra: 40 entrevistados.
Metodologia:
O levantamento foi feito através de um formulário distribuído online e respeitou todos os protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Com isso, e pelo número de respostas, existem limitações na capacidade de generalização dos dados para toda a favela. Porém os dados apresentados são fundamentais para impulsionar uma importante reflexão sobre o grau e impacto da insegurança energética na favela, e a urgência de mudar este quadro.
Objetivo:
Realizar um levantamento para compreender como se expressa as manifestações da energia elétrica dentro da favela do Jacarezinho, com foco na falta de luz cotidiana.
Descrição:
A pesquisa acerca da insegurança energética no Jacarezinho se constituiu em um levantamento de dados sobre a percepção de moradores da favela sobre a energia elétrica. A pesquisa teve objetivo de realizar um levantamento de como as inseguranças energéticas se expressam na favela do Jacarezinho e como a falta de luz interfere diretamente na vida dos moradores, principalmente no verão.
Os dados apresentados mostram as consequências geradas pelos constantes apagões e os longos períodos sem luz, mas os causadores do problema são diversos e variam desde a responsabilização de instituições como a RioLuz, que peca na manutenção dos fios e postes, até a sobrecarga na rede elétrica gerada pelos próprios moradores como mostramos novamente na nuvem de palavras.